deividy@blog:~

Functional Programming

06/02/2018

Como assim não tem classes no seu código?!? Você vai morrer!! /sarcastic-mode

Functional Programming


Aprendemos em cursinhos e faculdades a sempre criar classes e sempre programar orientado a objeto, que isso faria a diferença entre ser um bom programador ou um mal programador, mas conforme vamos crescendo e lutando no campo de batalha percebemos que não é bem assim... Percebemos que muitos programas e muitas partes do próprio kernel são escritas em C puro (pra quem não sabe, não existem classes em C :P), e são códigos de alta performance e muito bem escrito, inclusive muito intuitivos de ler e bem mais simples e claros que muitos OOs por aí.


Com o BOOM do JavaScript, começamos a ver hoje em dia uma 'rebeldia' maior de programadores apenas 'hackeando' algumas coisas e não usando classes, JavaScript até o ES6 não existiam classes e na real, nem hoje em dia, o que acontece é herança via prototyping (basicamente, uma class é uma function, class Foo {} typeof Foo // = function).


O problema de programar com apenas funções se torna a organização do código, com classes fica mais fácil manter uma certa "sanidade", mas, uma dica: o mais importante é manter em arquivos e junto funções related, usando o famoso design pattern Strategy.


Para começar a desmistificar esse "bonde OO" comecei uma (possível)serie em meu canal com uma simples app em nodejs usando apenas funções.

check-check it out:



E aí, qual sua opinião a respeito?